Projeto Outros sons

"Outros sons" é um produto audiovisual de características de webdocumentário realizado para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) 2022/2023. 

O projeto debutou em segundo lugar no concurso de bolsas do CNPq e recebeu Menção Honrosa no 29º Congresso de Iniciação Científica da UNB, no 20º Congresso de Iniciação Científica do DF, no 6º Simpósio Internacional de Pesquisa e no 21º Encontro de Iniciação Científica do CEUB - 6º EnCUCA.

Além disso, "Outros Sons" rendeu a minha primeira indicação em uma premiação de jornalismo: fui finalista do 2º Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade, na categoria Jovem Jornalista! 

O documentário foi feito em parceria com Vinícius Milhomem e orientado por Luiz Claudio Ferreira, professor do UniCEUB.

Para ter acesso ao webdocumentário é só clicar na imagem!

Eu e Vinícius durante a apresentação do Projeto no 29º Congresso de Iniciação Científica da UNB. Recebemos Menção Honrosa! #OMG

A produção audiovisual "Outros sons" explora as vivências de pessoas com deficiências auditivas e surdas no Distrito Federal em quatro episódios, divididos em temas diferentes: esporte, educação, saúde e cultura. Em cada um deles, a acessibilidade surda é abordada em uma das temáticas. 

As pessoas entrevistadas compartilham, de forma expositiva, as suas vivências . O foco da produção é investigar a desigualdade de acessibilidade entre pessoas com deficiência auditiva, surdas e os ouvintes.

Os episódios possuem a média de duração de 10 minutos e têm a participação da coordenadora da Escola Bilíngue de Taguatinga -DF, Adriana Gomes, da professora ouvinte de artes da Escola Bilíngue de Taguatinga - DF, Rosa Pires, do aluno surdo de altas habilidades em desenho, Kauan de Sousa, da surdo atleta, duas vezes bronze no Campeonato Mundial de Handebol de Surdos, Déborah Dias, da psicóloga Luma Gaudad, do assistente de pesquisa clínica, Kenzo Watanabe, da artista Cecília Lima e da estudante de cinema Beatriz Cruz.

Todo o material audiovisual foi hospedado em um site próprio, que explora a interatividade. 


Com a realização de todas as etapas que englobam a produção de um webdocumentário, pôde-se concluir que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) - artigo 1o da lei n 13.146 de 6 de julho de 2015 - que visa assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania - não está em pleno vigor, apesar da implementação de projetos que promovem a acessibilidade surda por parte de iniciativas governamentais e não governamentais.

Adriana Lima, intérprete de Libras, e Adriana Reis, Coordenadora da Escola Bilíngue de Taguatinga - DF (da esq. para a direita)

Ao se analisar, individualmente e em conjunto, os quatro episódios de “Outros sons”, fica perceptível a carência de tais políticas públicas e, consequentemente, da falta de promoção de acessibilidade na capital do Brasil.

Além dos alunos bolsistas, Maria Eduarda Soares Toledo da Costa e Vinícius Milhomem, e do professor orientador Luiz Claudio Ferreira, são considerados colaboradores do projeto “Outros sons”, Adriana Gomes, Beatriz Cruz, Cecília Lima, Déborah Dias, Gisele Lima, Kauan de Sousa, Kenzo Watanabe, Luma Gaudad, Rosa Pires e Sabrina Souza, que participaram das entrevistas, assim como as intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, Adriana Reis, Mariana Pinheiro e Rachel Ferro, o webdesigner, Alírio Guerra, a designer Isabella Valenza, o cinegrafista Raimundo Flamel e o editor de vídeo Roney Lara.